domingo

Possível bolha imobiliária no Brasil.

Nestes últimos dias, jornais e portais destacam o que de fato tem havido no Brasil desde 2008.
Resumo: Uma inflação de 25%, um acréscimo nos imóveis que chega a 200% em alguns casos.
Para um financiamento de um imóvel de RS200.000,00, precisa se comprovar renda de RS 8.000,00.
Bem se alguém está sem muita noção de preço, vai dizer , mas por que duzentos mil reais? Porque exatamente uma casinha ou apartamento pequeno, menos de 100 metros quadrados, não se encontra, especialmente no Sudeste por menos deste valor.
O aluguel não aumentou nesta proporção, mas o que vemos hoje.
A sede, a ganância, não de pessoas que sonham ou sonhavam com um imóvel, mas a ganância de investidores, que apostaram tudo em imoveis, mas que hoje começam a cair , o preço vai cair em breve.
Já se compra uma casa em Miami, pelo preço de uma casa aqui no Brasil.
Esta bolha poderia explodir e alguém fez um comentário muito sábio, muitos entram nisto. Reformando casas, revendendo por preços absurdos. Especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Hoje veja os classificados de sua cidade, milhares e milhares de imóveis a venda. Para e pensa, um imóvel que em 2008, custava 80.000 reais , hoje se pede 200.000,00 e ai? Ai a solução é esperar, aplicar o dinheiro, de preferência em dois bancos, pois somente 70.000,00 são garantidos. Esperar , os especuladores, também tem contas a pagar, alguns já estão baixando os preços.
Vi uma cena inusitada, em uma cidade do interior, uma casa digamos razoavelmente boa. Não estou falando de alto padrão. Se pedia há um ano atrás, pasmem 3.000,00 de aluguel. Hoje creio que pedem 2.000,00, um amigo corretor, me disse se achar alguém que pague 1.500,00 é um milagre.
Simples, jamais alguém pode gastar com aluguel mais que 30% de sua renda. Se alguém pode arcar com um aluguel de 3 mil, iria ganhar uns 10.000,00. Exigiria alto padrão.
Mas fique tranquilo, os alugueis já estão caindo, sabe por que? Porque todos já se tocaram , estes valores de imóveis estão fora da realidade, quem tinha para entrar neste investimento, ou especulação, já pos todas as suas fichas.
Em algumas cidades se encontram imóveis excelentes por menos de 1.000,00, em poucas, felizmente, alguns pensam que aqui virou a AMÉRICA...

Pesquisar