sexta-feira

São Paulo para paulistas? Ou Brasil para todos?

Artigo 1 da Constituição: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos

Gostaria que o leitor, olhasse nossas postagens, já no dia da eleição e depois, quando mostramos que a presidente eleita foi eleita por votos do Brasil inteiro.

Já no dia das eleições, nós colocavamos que o que importava agora era a união dos 190 de brasileiros(hoje sabemos que somos 185 milhões) que passadas as eleições, permanecia o País soberano, mas se o leitor for para a postagem "Dilma venceria sem os votos do Nordeste" vai entender de uma maneira clara, que já mostravamos a força do país inteiro, unido.

De tempos em tempos, surgem no Brasil movimentos absurdos com ideías separatistas, mas até hoje isto não deu em nada, apenas o que vimos surgir agora terminadas as eleições, foram ressentimentos de alguns que apelaram para tudo o que foi possível e agora terminado o pleito, ficam procurando culpados.
Já culparam o ex governador Aécio, enfim já culparam até o Nordeste brasileiro.
Ora pois se a maioria, digo a maioria que venceu a eleição, pois foi o voto da maioria dos votos de brasileiros, fosse levar em conta o que houve na eleição, haveriam culpados a não serem perdoados nunca.
Olhem as revistas e jornais, que estamparam capas, atacando a candidata e seus aliados, olhem para a revista que estampou a foto de Aécio Neves, como se ele fosse a salvação da eleição.
Enfim, teríamos culpados por muito tempo.
Mas o que prevalece,  em primeiro lugar é o bom senso e o que faz do Brasil um país grandioso. Somos uma nação integrada.
Hoje vivemos em um mundo globalizado, unido, mesmo com diferenças, mas justamente neste momento que o mundo está interligado, poderia surgir alguém com a idéia de São Paulo para paulistas? Bem se fosse por este caminho a grande maioria, não descende de paulistas, todos teriam que voltar aos estados de origem, mas o Brasil não é assim. O Brasil tem esta dádiva, de ser um país que como bem diz o artigo 5 da Constituição, todos são iguais.

Alguns países, quando deram lugar a soberba, viram seus impérios despencarem, vejam os ultimos acontecimentos no mundo. Em quantos países ricos, muitos chegaram a morar em barracas, na crise de 2008, isto e se formos ver lá atrás, a vida sempre encontra um jeito para por ordem nas coisas.
São Paulo, o grande estado da nação, tem a maior cidade do país, o centro financeiro. São Paulo tem problemas e muitos de cidade grande, mas tem muita coisa boa. Mas a grande virtude da cidade de São Paulo é ser uma cidade cosmopolita.
Cidadãos do mundo inteiro moram, trabalham e geram riquezas para São Paulo, mas a grande riqueza está em vermos em São Paulo as pessoas sem discriminação alguma.
Eu particularmente nunca vi em nenhum paulistano qualquer tipo de preconceito, a cidade tem bairros nobres e tem bairros que circulam grandes quantias em dinheiro, devido a trabalho comércio,com um visual nada parecido com a grandeza financeira, velhas construções sem pintura, enfim, mas tudo isto é São Paulo, em tudo existe igualdade.
Na cidade de São Paulo, voce pode morar em um bairro , aqui ou acolá, nunca ninguém te fará a pergunta , propria do tempo das capitanias hereditárias:
De que família voce é?
Esta pergunta, está presente, não apenas em cidades pequenas, existem cidades pequenas no país inteiro que jamais se perguntaria isto a alguém e cidades grandes ainda tem este vício do tempo da escravidão.
O Estado de São Paulo, imenso em extensão, tem como riqueza sua população trabalhadora, que é oriunda do país inteiro.
Aliás se você observar bem o grande interior, verá o mesmo da capital, pessoas de todas as regiões vivem, pacificamente, trabalhando ordenadamente.
Até hoje nunca vi alguma onda de violência, ou desrpespeito, causada por algum grupo, que tenha vindo de determinada região.
Esta semana, começou a ser discutido por alguns , me perdoem a expressão da palavra, mas mais um besteirol.
Isto não partiu de quem realmente luta, trabalha, de quem já vem lutando com um olhar voltado ao mundo, ouvi alguém dizer por aí: São Paulo para paulistas, isto minha gente seria o fim da democracia e do bom senso.
No sul do Brasil, ja houveram movimentos separatistas, porém nunca ouvi ninguém apreogar isto de não receber pessoas de outros estados, pelo contrário.
Curitiba, uma cidade modelo no país, tem pessoas do mundo todo, do país inteiro.
O Brasil tem um tesouro que não pode ser jogado fora, a grandeza de seu povo ser solidário, razão pela qual nós brasileiros somos bem vindos, em qualquer lugar do mundo.
Por isto vamos nos integrar cada vez mais, deixemos isto para lá.
Digo deixemos de dar atenção a este tipo de coisa sem nexo.
Mas uma coisa que já haviamos sinalizado, o segundo turno das eleições, trouxe o que ninguém queria, o Brasil passa por alguns momentos de uma divisão de ideías, mas que fique nisto, não hajam divisões imaginarias, porque reais nunca haverão neste país.
São Paulo é uma cidade para paulistas, para brasileiros, para o mundo.

O Brasil é um país, de todos.

O estado de São Paulo descreve isto de maneira clara. Um povo unido que trabalha muito, muito, pra quando pode descansar em seu litoral, ir para o sul,  e agora mais do que nunca, ir para o Nordeste brasileiro.
E assim caminha a humanidade...

Pesquisar