terça-feira

ORGULHO DE SER BRASILEIRO

Orgulho de ser brasileiro.


Um dos grandes orgulhos de sermos brasileiros é o fato de sermos bem recebidos em qualquer lugar do mundo.
Nossa fama sempre foi de um povo hospitaleiro e alegre, fato concreto, porém é que nos últimos anos o mundo passou a ver o Brasil como um país que cresce, se desenvolve, enfim caminha para ser uma potência.
Hoje quando estava pensando em escrever sobre isto, por acaso passei por um programa de entrevistas e vi ali um dos convidados, indagando que o brasileiro fala alto, que nos Estados Unidos se deixar pega um jornal a mais, nas famosas maquinas de “moedas” e fiquei pensando, como ilustres representantes da imprensa brasileira, tem esta idéia do Brasil?
Ora para os britânicos os americanos, são considerados um povo, meio que digamos “entrão”, achei esta a palavra mais correta para, definir o que ouvi de amigos que moraram na Inglaterra.
Porém no mesmo instante um dos convidados, interpelou perguntando, mas se formos julgar um país pelo que os seus turistas fazem fora, o que diríamos?
Isto me levou a pensar no que, já pude ver em alguns turistas, nada exagerado que eu tenha visto, mas todos falam alto aqui, se alegram, se soltam e nem por isto seus países tem vergonha de serem povos seus.
Qualquer um que vá a Itália, vai se sentir amado, mesmo no meio de todos falando muito alto, que me perdoem nossos irmãos italianos, mas é o seu costume, seu jeito, enfim cada povo se expressa com modo de ser.
Mas onde deve entrar o orgulho de ser brasileiro? Eu considero que de fato houve uma elevação da auto estima do povo brasileiro, um dos motivos, principais se dá no fato que muita gente nos últimos anos, teve oportunidade de viajar para fora, Quando percebem a riqueza deste país.
Nós até que podemos aceitar eventuais criticas de fora, mas o mundo fala bem do Brasil, o mundo quer investir aqui, os brasileiros lá fora são pessoas que trabalham arduamente.
Agora em um momento como este, não podemos aceitar que pessoas brasileiras, tenham vergonha de serem brasileiras, não meus amigos, não podemos aceitar que a imprensa nacional, se encarregue de desfazer do seu país.
Você já observou o quanto se fala mal do país em alguns órgãos, revistas, algumas, dão preferência em suas capas de literalmente nos empurrarem para o quarto mundo, quando caminhamos em direção ao primeiro.
Talvez paire sobre muitos a inveja, de não terem visto isto acontecer, quando o Brasil foi governado por “intelectuais renomados”, aliás, você lembra de algum que governou o Brasil?
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, único presidente membro da Academia de Letras, teve como orgulho maior, entregar a faixa a um operário.
Este operário teve a humildade de perguntar a quem quer que fosse como melhorar o país, por isto hoje quando estamos com poucos dias de seu governo, temos uma avaliação de 83% que aprovam o presidente.
Isto já seria motivo para orgulho nacional, independente de partidos políticos, pois quando estamos motivados com nossa nação, temos motivos de sobra, para mantermos nossa vida em ritmo de crescimento, primando pela ordem, pela sustentabilidade.
Isto faz mal a quem? A quem se aproveitou dos momentos difíceis do país e tirou enorme proveito em cima disto.
Estas pessoas mesmo em meio a tudo isto, não cedem em seus conceitos e envergonham o Brasil, a imprensa brasileira deve ter toda a liberdade, como já tem, mas teve ter compromisso, com a nação.
Não podemos retroceder no tempo, o tempo urge, vejam que já houve uma época em que se apregoava: Brasil ame – o ou deixe-o.
Isto não pode voltar, temos que ser uma nação unida.
Patriotismo não faz mal a ninguém.

Pesquisar