sábado

28 dias O CICLO DA LUA OU DA BOLA DE PAPEL?

Sabido é que a lua demora, em torno de 28 dias para concluir órbita em torno da terra.
Este é também o periodo que a mulher tem entre um ciclo menstrual e outro, estas coisas aparentemente tão modernas, hoje em dia, saber que até a astrologia vista de forma científica tem uma certa verdade, tudo isto já era conhecido pelos antigos.

Mas o Brasil completará 28 dias de escuridão, entre o dia da votação e o segundo turno. O que se ganhou nestes 28 dias de discussão?
Nada, absolutamente nada.

Os ânimos se exaltaram, mais debates, mais tempo de televisão, rádio, comícios e propostas?

Você ouviu alguma proposta concreta para o país que já não tivesse dita no primeiro turno?

Longe de mim, questionar a legalidade do segundo turno, isto é primordial a democracia, quando se tem uma diferença mínima, para que tenha legitimidade.
Porém a maioria dos Brasileiros, queriam uma definição no primeiro turno, para isto os candidatos tiveram todas as chances do mundo.

Mas o que vimos no segundo turno?
As coisas mais malucas desde 1989, ano que votamos para valer, ou seja quando de fato tivemos eleições diretas para presidente.
Muitos se esquecem que Tancredo foi eleito pelo colégio eleitoral.
21 anos se passaram, tempo de uma pessoa nascer, crescer e se tornar emancipada, estar preparada para a vida.
Depois de 21 anos o Brasil vê em sua tv diariamente, comerciais de ambos os lados, com ataques e mais ataques.
O triste episódio do Rio de Janeiro, nos levou a pensar mais sobre o que se deve dizer, em momentos como este.
Qual o candidato já não enfrentou vaias? As vezes até ovos, etc, por minha ótica, nada de violência deveria acontecer.
Democracia é discussão de idéias, não ir por onda de militantes que podem sem querer, pensar que estão em meio a uma partida de futebol e acharem que o arbitro está roubando para seu time, voce ja viu isto tantas vezes.
O certo é que felizmente , nada houve com José Serra, nada, pois eu ouvi a entrevista do médico no primeiro dia dizendo, não teve hematomas, esta tudo bem.
Agora vejam que depois disto, Dilma, estava andando em carro aberto em Curitiba e pelo que indica já planejado, mandaram agua na Dilma, felizmente nada disto , trouxe ferimentos.
Mas vejam meus amigos, eu lembrei do ex Presidente Fernando Henrique Cardoso, fazendo uma tempestade , em qualquer crise que se anunciava do outro lado do mundo. Agora o Senhor Candidato, se dá ao trabalho de fazer disto uma verdadeira MATÉRIA SENSACIONALISTA? Sim pondo até em cheque, o que o SBT e GLOBO filmaram, está por sua vez, justificou com imagens de um celular, chamando um perito.
Para mostrar o que?
Uma bolinha de papel ou um rolo de fita crepe?
Mais que uma bolinha de papel, ou um rolinho de fita crepe, o mais repugnante nestes dias que antecedem a eleição é o fato de vermos denúncias que se tem verdade, por que não foram trazidas a público antes das eleições?
Antes, muito antes, se os reporteres conseguem quebrar o sigilo de muita coisa e darem furos, em cima da eleição, pode se confiar em uma cobertura destas?
Claro que não, o país está aprendendo a ver na telinha, que certos telejornais, quando lhes convém, fazem a continuidade do horário eleitoral de alguém.
Não seria hora das emissoras colocarem editoriais, chamando a atenção de todos para a ordem e calma nas eleições?
Não seria a hora das emissoras mostrarem sua neutralidade total?
Porque em nome da democracia não é que isto foi feito nesta campanha.

Um amigo meu, que dá aulas, me disse: uma vez voce me disse que deveria incentivar os alunos a assistirem o horário eleitoral e os jornais, agora os alunos perguntam onde tem nível mais baixo? Em alguns horarios eleitorais, ou nos telejornais?
Eu lhe respondi, amigo, veja que se os alunos já aprenderam que os telejornais, alguns deles pegam pesado, já mostra que valeu a pena, terem assistido, para saberem que nem tudo pode, se levar a sério.
Ele me respondeu, poxa,  nisto você tem razão, pois até minha mãe que não gosta de política, quando ve uma reportagem esquisita na tv, muda de canal.
Esta talvez seja a única coisa que ganhamos nestes 28 dias que nos trouxeram, isto mais nada.
Não se joga bolinha de papel, nem fita crepe, nem agua, se vota, por isto dia 31, vamos votar.
E vamos pensar bem, nas próximas eleições porque o voto verde, pode amadurecer antes do tempo e se tornar uma fruta passada.

 

Pesquisar