segunda-feira

O Brasil de 46 anos!

DO GOLPE MILITAR ATÉ 2010.O BRASIL FIEL.


Já se passaram 46 anos, do golpe Militar, ocorrido em 31 de março de 1964. Jango, como era conhecido o presidente João Goulart, fora afastado com apoio de grande parte da mídia da época. Entre elas o jornal o GLOBO, que já existia.

Temendo que o Brasil tivesse espaço para o comunismo, grande parte da elite da igreja, também apóia a Ditadura militar, os Estados Unidos financiam, cometem um erro gravíssimo e apóiam amplamente a ditadura militar.

A desculpa era uma só, que aqui se transformaria em uma Cuba, ou um aliado do regime soviético.
Não estivemos sozinhos nisto, pois nos anos seguintes, os países da América Latina, também tiveram ditaduras. John Kennedy o grande presidente, já havia cometido um erro terrível, conhecido como a Batalha da Ilha dos Porcos, em uma tentativa frustrada de invadir Cuba, pois ali haveriam mísseis soviéticos apontados, para os Estados Unidos.Antes de ser assassinado em 1963, já havia pressão para  que o Brasil estivesse longe do que temiam, o comunismo sovietico, porém como defensor das grandes democracias, os Estados Unidos, cooperaram muito, após 1964.
O Brasil aceitou muito passivamente a ditadura, não havia resistência maior, os pequenos grupos de resistência, eram calados, os intelectuais, movimentos, aos poucos foram sendo golpeados.

Sexta feira 13 de dezembro de 1968 é editado o famoso e tenebroso “ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO”, que nós conhecemos como AI5.

A partir daí todas as liberdades foram tiradas, se dizia que os militares ficariam no poder até que tudo se ajeitasse aqui, ou seja, não houvesse corrupção e nem atos “subversivos”.

Não foi o que aconteceu, movimentos, guerrilhas, exílio para muita gente, a partir desta data, a ditadura fez calar a todos que se punham, inclusive o DOPS, chegando a torturar um sem número de pessoas, muitas que até hoje, constam como desaparecidas.

Presidentes Militares e juntas militares dirigiram o país, pode-se resumir ao seguinte até 1969, junta militar. Depois tivemos o presidente Médici, Geisel e João Batista Figueiredo que só deixou o poder em 1985.

Longos anos de Regime militar, neste tempo houve o chamado milagre econômico, o crescimento do país que, em 1973 pela crise do petróleo e outras coisas, perdia seu encanto.
A pergunta que os mais jovens fazem é a seguinte: E porque não havia reação? Não tinha como existir, pois a imprensa era conivente, desde o princípio, observe que alguns órgãos que estão hoje ai, entraram para funcionar, depois do regime militar, exatamente ao lado do regime. Jamais iriam informar algo que não coubesse ao que interessava até porque existia a censura. Muitos foram mortos, torturados, como já disseram, os militares passavam à informação que a imprensa, divulgasse, todos os opositores como: Subversivos e terroristas.
O pacato povo brasileiro se levou então pela copa de 70, por tantas coisas, até músicas foram criadas para moldar o Brasil a aquilo que interessava aos seus dirigentes.
A abertura política, começou com o presidente Figueiredo, depois veio a Anistia, onde se presume que todos os envolvidos em atos contra o governo eram perdoados e também os que haviam praticado tortura, enfim era um perdão geral.
Em 1984 , já com partidos políticos , com movimentos, se criou o grande fascínio das DIRETAS JÁ, uma lei que já estava na gaveta e foi tirada pelo deputado Dante de Oliveira.
Ai a imprensa brasileira, fez coro, todos apoiaram, comícios foram em feitos no país afora, eu estive em um destes comícios, para assessorar um repórter,(Segurar o microfone, mas eu me senti o maximo) eu era um menino, mas vi ali, de perto, Tancredo, Ulisses, Fafá cantando, não vou lembrar o nome dos demais, não lembro neste comício estava o presidente Lula, claro que sei que lutou pelas Diretas já, mas neste que eu participei, eu sequer sabia quem era Lula.
A grande verdade foi que Tancredo Neves, foi eleito contra Paulo Maluf, mas não por voto direto, sim pelo colégio eleitoral. Razão pela qual, muitos não apoiaram a eleição de Tancredo, porque todos sabiam que era uma pessoa capaz e respeitada, mas o que foi lutado e batalhado, não se conseguiu, eleições diretas, somente em 1989.

Em 1986, tivemos eleições, deputados, senadores e governadores. Com a morte de Tancredo em 21 de abril de 1985, José Sarney, seu vice assume, na época se formou a chamada “Aliança Democrática”.

Sarney, assume implanta o plano cruzado, que a principio foi um sucesso, com isto seu partido elege todos os governadores em 1986, desta mesma eleição sairiam os constituintes que redigiram, elaboraram e proclamaram a NOVA CONSTITUIÇÃO EM  1988.

Um fato curioso aqui é que no dia da apuração das eleições de 86, já na noite os jornais mostravam aumentos, que foram segurados até aquele dia.
Depois disto a inflação foi assustadora, chegamos então a eleição de 1989, verdadeiramente a primeira eleição direta para presidente da republica.
Fernando Collor de Mello é eleito no segundo turno, contra Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito tendo como vice Itamar Franco.
A mídia brasileira ficou marcada pelo apoio que deu a Collor, até se discute sobre os debates, edição, mas o certo é que foi eleito pelo voto legítimo.
Logo houve a decepção geral no Brasil, o confisco do dinheiro em bancos, deixando o Brasil em um colapso.
Entre planos e planos ,  teve que renunciar, horas antes de seu impeachment ser  aprovado no senado, assume então , Itamar Franco. O motivo do afastamento de Collor, não se deu pelos planos economicos fracassados, mas por escândalos, já do tempo de campanha, onde seu tesoureiro Paulo Cesar Farias, se vê envolvido em dinheiro não contabilizado. Depois a Revista Veja, entrevista o irmão de Collor e em seguida vem a queda do primeiro presidente eleito, após todos estes anos.
Um fato intrigante, foi que a maioria que esteve envolvida no afastamento de Fernando Collor, morreu ou caiu do poder de maneira a se estudar. Seu irmão teve tumor, O presidente da Câmara da época foi afastado, O Grande Ulisses Guimarães, falece, em consequencia da queda de um helicoptero e depois o seu ex tesoureiro Paulo Cesar Farias, também é morto.
Nos piores momentos do ex presidente Collor, Leonel Brizola, o procura e o aconselha a evitar o pior.

Itamar franco passa a governar.

Este surpreendeu o Brasil ao implantar o PLANO REAL,  depois indicou como sucessor Fernando Henrique Cardoso, que assumiu em 1995.
Contanto com o apoio da sociedade para manter o real, na verdade um plano já usado em vários países , onde se dolariza a moeda, ou seja um real, um dólar.

Mesmo com muito arrocho financeiro e pouco poder de compra do salário mínimo, FHC se reelege em 1998, pois consegui em seu governo que o congresso aprovasse a sua reeleição.
Em 2002, indica José Serra, que perde para Lula, o Partido dos trabalhadores, chegava à presidência da república, embora já governasse estados e muitas cidades, inclusive capitais e grandes cidades.
Em 2006 Lula, vence de novo, desta vez Geraldo Alckmin.
Com incríveis 80 a 83% de aprovação, Lula indica Dilma Rouseff, que se foi eleita contra José Serra, em segundo turno.
E nós brasileiros fiéis continuamos a crer no Brasil, mas convenhamos, como já sofremos, o povo brasileiro merece lugar de destaque no mundo.
Uma curiosidade:
De 1989 até este ano, foram 21 anos de presidentes eleitos pelo voto direto.
Mas se você ler alguns livros, revistas, até na internet, vai ver que certos personagens que estavam lá na década de 60, ainda estão por ai na política.
Outra curiosidade, COLLOR nasceu no Rio de Janeiro e foi para Alagoas e foi eleito em 1989.
Cem anos antes, em 1989, Deodoro da Fonseca de fato o primeiro presidente da republica, tendo nascido em Alagoas e indo para o Rio de Janeiro. Também não chegou ao final de seu mandato.

E assim caminha a humanidade.


Pesquisar